Para alguns é 80%, para outros 90%. Mas fica a pergunta: como tamanha quantidade de investidores pode perder dinheiro aplicando na bolsa de valores. Esses números são questionáveis, alguns possuem como base o chutômetro, outros são resultados de pesquisas que captaram apenas um determinado momento, sem avaliar a evolução histórica.
Mas o fato que essa estatística continua aparecendo para promover o medo nos investidores, especialmente os novatos. Geralmente são acompanhadas por fórmulas mirabolantes, estratégias perfeitas, gráficos e justificativas. Para variar, deve-se pagar uma modesta quantia pela apostila, palestra ou curso que ensinará a solução mágica. Ns mestres propagam que, de posse de todo esse instrumental, o investidor poder fazer parte do seleto grupo que ganha dinheiro com a bolsa, abrindo as portas do paraíso. Mas será que é realmente necessário passar por esse calvário?
Os gráficos abaixo mostram a verdade, aquela que nossos mestres não gostam de apresentar. As cotações da bolsa de valores, na média, crescem de forma constante ao longo dos anos. Crescem porque acompanham a economia, porque as grandes empresas tendem a crescer.
Então, não precisamos de nenhuma apostila ou estratégia mirabolante. Basta simplesmente ter na carteira os ativos que compõem o índice. Sabendo variar, com o tempo, o percentual investido, pode-se obter um rendimento superior ao índice apurado. Parece simples, e é simples. Por isso tais gráficos desagradam tanto alguns.
Na verdade, muitos dos que perdem na bolsa são exatamente aqueles que fizeram cursos, compraram apostilas e passaram a agir de forma errônea. Assim, conseguem o mais difícil: perder dinheiro na bolsa.
3 comentários:
Legal o post,
Mas a resposta é simples, as pessoas fazem cursos, compram apostilas e ficam inventando maneiras de ganhar dinheiro na bolsa pelo fato de serem ganaciosas e isso é que leva 70%-90% delas a se darem mau
Abraço,
Sandor Tucakov Caetano
http://giuocopiano.blogspot.com/
Acredito que todos podem ganhar. Uns ganham mais, outros ganham menos. Queria ver os mestres se defenderem aqui.
Perdão,
Mas todos não podem ganhar, no curto prazo o mercado é um jogo de resultado nulo, ou seja, para alguns ganharem outros precisam perder.
O Amigo Ábaco está certo, é a maioria perdedora, não sei exatamente quantos %, algo aproximado entre 80 e 90% com flutuações que dependem do período e do mercado (em alta ou baixa).
Na verdade essa distribuição é exponencial, com um calda gigante entre os perdedores e uma concentração minúscula entre os ganhadores.
Abraços,
Fernando Botti
http://www.atrattore.com/blog/
Postar um comentário