sábado, 24 de agosto de 2019

Se você comprar ativo restrito a IQ, o Leão vai te pegar !!!



Tem um vídeo na internet, de um “educador financeiro” de youtube, argumentando que quem compra cotas de Fundo Imobiliário destinado a Investidores Qualificados, poderá ter problemas com a Receita Federal. Isso não é verdade! Tais ativos tem a sua negociação, em ambiente de bolsa, restrita aos Investidores Qualificados, ou seja, aqueles que se declaram possuidores de mais de R$ 1 milhão investidos no mercado financeiro.  Todavia não é proibido ter a posse desses ativos. Desde que o investidor não tenha assinado um termo declarando ter mais de R$ 1 milhão investido, sem o ter, não estará cometendo qualquer irregularidade. Aqui, a falha é da corretora que permitiu a compra.

Então, se não é possível comprar um ativo restrito, como uma pessoa que não é classificada como IQ pode ter tal ativo? De várias formas: via herança, via doação, via transação fora do ambiente de bolsa. Por exemplo, os clientes do banco Itaú podem comprar qualquer dos fundos da Kinea, sem necessitar de qualquer comprovação ou declaração. A grande maioria das corretoras não possui qualquer filtro impedindo a compra de FIIs restritos para IQs por investidores comuns. O máximo que poderá ocorrer é, no momento de vender, o ter de fazê-lo via mesa de operações, caso o HB venha finalmente a programar tais operações. Mas o investidor não perderá o ativo, nem estará cometendo qualquer irregularidade.

Então, cuidado com as afirmações embasadas em suposições. Não existe risco algum de alguém ser pego pela Receita Federal porque está investindo em ativos destinados a IQ. Isso que está sendo divulgado é pura desinformação.

Um comentário:

Lorena disse...

Estava navegando por blogs com esse tema e esse foi o melhor, vou indicar para o colegio zona norte, interessante