segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Cuidado para não ser atropelado

Você está parado numa esquina e decide atravessar a rua. O sinal está verde para você e vermelho para os carros. Mas você percebe que vem na sua direção um carro em alta velocidade. Mas o sinal está verde para você. Então, confia no sinal gráfico e ignora o fato de que o carro não está reduzindo a velocidade? Será que não há nenhuma necessidade de olhar para os lados e simplesmente seguir em frente? Devemos nos abstrair de tudo e focamos apenas nas indicações?

Então, se o presidente Bush jogou a toalha e vai esperar o fim do governo ou se decidiu que, por não ter de se preocupar com 2009, pode arriscar e tentar fechar com chave-de-ouro o seu governo, isso para o mercado não possui a menor importância, pois a tendência já está definida? O mercado irá para onde aponta a tendência, independente do que fizer o governo? Alguém vai dizer que existe essa teoria na economia, que fez muito sucesso até a década de 90. Porém, ela foi superada pela realidade. Por essa teoria, é como se você fosse dono de uma loja e o fato de elevar ou reduzir o preço das mercadorias não tivessem qualquer efeito sobre as vendas, pois tudo está definido por numa tendência ou numa expectativa já antecipada pelo mercado. Assim, tanto faz saber se essa ou aquela medida será tomada. Os fatos, as notícias, são irrelevantes. Nada afeta a senhora tendência.

De fato, 95% do noticiário econômico nada diz. Mas existem 5% que são relevantes. E para identificar esses 5% é preciso ler 100% e ter o hábito da leitura, para saber identificar o que é relevante. Isolados, esses 5% pouco explicam, mas são fundamentais para se compreender a realidade. Ficar observando as dezenas de índices econômicos publicados diariamente pouco ajuda, visto que não passam de fotografias do passado. Importante é saber filtrar o que é publicado para saber qual é a estratégia do governo, qual a situação macro-econômica, quais as perspectivas para o futuro. Assim, se você sabe que há uma crise no setor de securitização, você espera a definição do gráfico ou parte para a ação? Porque algumas pessoas esperam meses pelo balanço desfavorável ou esperam que no gráfico essa ou aquela figura defina um rumo, para então vender a ação pela metade do preço de quando saiu a notícia?

Bem, não estou falando do gráfico atual do Ibovespa, do DJI ou da situação do mercado. O objetivo dessa mensagem é reforçar a necessidade do investidor se informar, de saber interpretar o que está acontecendo, de não confiar apenas no sinal de trânsito. De ser mais esperto, de usar gráficos, balanços e notícias como ferramentas para se obter o sucesso.

Nenhum comentário: