quinta-feira, 24 de julho de 2008

Estudo do Ibovespa com Gann

Desde 2006 o Ibovespa segue um Gann-fan, numa relação 1x1. A atual queda também está relacionada à Gann, sendo que a um gann-line de 1x3 coincide com a LTB. Isso significa que:
a – a retomada da alta só ocorrerá quando o gann-line for superado;
b – o fan que historicamente tem servido de suporte para o Ibovespa, definindo a tendência de longo prazo, foi tocado nesta quinta-feira. Uma perda deste fan levaria o Ibovespa para o fan abaixo, ou seja, próximo dos 50 mil pontos.

Além dos suportes apontados por Gann, também temos um definido pelo fibonacci, em 56 mil pontos.

Portanto, nessa sexta-feira podemos ter a consolidação de uma tendência de queda no médio-prazo, ou o inicio de uma reação mantendo a tendência de LP, respeitada desde o inicio de 2006.

2 comentários:

Ricardo Sena disse...

Olá companheiro, como vai?
muito bom o seu blog e seus comentários, acompanho quase que diariamente, sou iniciante na bolsa e análise técnica. Estou estudando por conta, ainda não fiz nenhum curso, mas já peguei o necessário para iniciação, tenho uma dúvida se puder me ajudar?
Ví que na análise do Ibovespa vc usou a expansão/retração de fibonacci, você utilizou um determinado fundo, não poderia ser o fundo anterior, qual critério vc utiliza.ficaria grato pelo comentário e acreedito que pela sua experiencia poderia ajudar-me. abraços .
Ricardo Sena

Paulo Vieira disse...

Poderia ser o fundo anterior como base para o fibo. Em algumas ocasiões, usamos vários fibos, um em cada fundo, visto que cada fundo é um suporte.

Esse fundo foi usado porque na queda ocorrida na virada de 2007 para 2008, funcionou o fibo que tinha como base este fundo. Então, a escolha foi baseada no passado recente.