segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Ibovespa 08/09/2008

Segunda-feira atípica, com o mercado surpreendendo com uma baixa inesperada, num dia em que as principais bolsas registraram forte altas. No final do pregão surgiram inúmeras explicações, nem sempre convincentes. Uma delas dizia que a culpa teria sido do mercado de commodities. Contudo, o mercado de commodities é internacional: o petróleo fechou com leve alta e as principais ações do setor de mineração em Londres tiveram um dia de forte alta. Portanto, esse não foi o motivo.

Outra justificativa para a queda foi a desconfiança em relação ao pacote de ajuda anunciado pelo governo norte-americano para conter a crise do sub-prime. Novamente, somente no Brasil se verificou tal grau de desconfiança, num mercado pouco afetado pelo sub-prime.

Por fim, a ação de um grande fundo que atuou na ponta de venda. Explicação incompleta. De fato, os estrangeiros estão vendendo e o motivo pode ser a tendência de alta do dólar. Com a valorização do real, os investidores estrangeiros tiveram lucros extraordinários, graças à arbitragem. Agora, estariam tendo prejuízos excepcionais por conta da alta do dólar. Isso justificaria a venda e saída dos dólares, o que acaba pressionando ainda mais o câmbio.

Para completar, todos sabiam que 53 mil pontos era uma resistência difícil de ser superada. Muitos trabalham com o chamado stop gain, que pode ter contribuído para forçar a queda do mercado. Basta dizer que durante a primeira metade do pregão a alta estava concentrada no setor de commodities e, especialmente, siderurgia. CSNA3, por exemplo, chegou a operar com 4,57% de alta, para fechar com uma queda de -4,9%. GFSA3, do setor de construção, chegou a ter 8,5% de alta e duas horas depois -1,2% de queda.

Para essa terça-feira o mercado mostra indefinido. A situação é de sobrevenda, com suporte em 48 mil pontos. Um novo repique no intraday é muito provável, por conta dos indicadores. Mas, com o dólar em alta, é provável que os investidores estrangeiros continuem na ponta de venda.

Nenhum comentário: