terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ibovespa 10/02/2009

A teoria diz que em casos de sobrecompra uma realização é necessária. É o que está acontecendo. A MM50 (linha vermelha) provavelmente será novamente testada. No médio-prazo segue a tendência de alta.

2 comentários:

Anônimo disse...

tem gente considerando que o DJIA engatou uma onda 5 da C...

E ... por aqui... o IBOV.. chegaria entre 36/38..

Cê acha que o suporte é a MM 55 ... SIM OU NÃO??? com probabilidades

Paulo Vieira disse...

DJI e Ibovespa estão em situações diferentes. DJI trabalha abaixo da MM50 e o Ibovespa acima. Pode ser considerado como a 5 da C em DJI? Sim, mas eu prefiro a simplicidade da Teoria Dow que diz que uma queda possui três etapas:
1 - Baixa sensível
2 - Pânico
3 - Baixa lenta
No momento, DJI está em baixa lenta, que é a fase onde se busca um preço justo, formando um fundo e as figuras de reversão. Então, nesta fase, não se espera quedas acentuadas, mas figuras como cunha, fundos duplos, etc. Isso pode durar meses.
Já o Ibovespa está trabalhando acima da MM50. Pode voltar para os 38 mil porque é nesse ponto que está a LTA. Qual a probabilidade disso acontecer? Hoje eu diria que é pequena, porque a queda que tivemos (considerando a que ocorreu nesta quarta-feira) parou na LTA secundária. Se amanhã perder a LTA secundária, aumentaria as chances de uma queda maior. Mas, ainda assim, a situação do Ibovespa é diferente de DJI porque não estamos fazendo 5 de C. Ao contrário de DJI, nós tivemos um claro rompimento da LTB e estamos subindo.