sexta-feira, 5 de março de 2010

Ibovespa 04/03/2010

O Ibovespa nessa quinta-feira fechou em alta, mantendo a 50MM. Com isso, não houve a confirmação do candle baixista do dia anterior. Continua valendo o OCOI, bem como a cunha. Tendência da 50MM continuar sendo testada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ábaco,
há bastante tempo tenho o seu blog em meu favoritos, suas marcações gráficas são originais, tb por coincidência participo do grupo bovespabrasil e li sua colocação sobre fibonacci e confesso que de todos os intrumentais que a AT proporciona é o que tenho mais dúvida devido ao subjetivismo, é muito facil alguém ensiná-lo afirmando que deve ser feito o traçado no fundo até o topo, no grupo vc comentou que faz o uso correto desta técnica, então te pergunto: vc utiliza fibonacci no intraday?; a sua marcação é baseada no fundo/topo?; como vc faz a expansão?
Conforme disse acompanho há anos seu blog, participo pouco por achar que as vezes posso me tornar repetitivo, mas diante do debate que li no grupo e sem querer ser inconveniente, se vc puder dar uma orientação a respeito destas dúvidas ficarei grato.
Desde já agradeço.
Abs
Ronaldo

Paulo Vieira disse...

O Fibonacci pode ser usado em qualquer momento, seja em gráficos mensais até no intraday. A marcaçõ é no topo/fundo. A expansão possui duas formas: em programas antigos, se altera o Fibonacci de tal forma que o topo/fundo fique entre 0% e 61%, sendo 100% o objetivo. Nos programas mais modernos como o Metastock, isso é feito automático, ou seja, existe uma ferramente apropriada para isso.
O mais importante é que Fibonacci lida com proporções. Por exemplo, 200% de uma marcação de $50(0%) e $100(100%) é $150. Se aparecer $400, está errado. E algum programas, quando em escala semi-log, comete esse erro.