quarta-feira, 1 de abril de 2015

FII: resultado das indicações do mês de março

O mês de março não foi bom para o segmento FIIs. A crise econômico/politica afetou o desempenho dos fundos, especialmente os de tijolo. Poucos foram os fundos de tijolo que se salvaram. O aumento das taxas de juros mais uma vez pressionou as cotações. Por outro lado, a alta da SELIC e da inflação tiveram um efeito positivo nos fundos de papel.

As indicações do blog não tiveram um bom desempenho em março e registraram uma queda de -1,48% (considerando os proventos!). O IFIX, que serve como comparação, também teve um péssimo desempenho: -1.61%. A análise de cada um dos fundos indicados:

EDGA11B: teve uma 7% no mês, por diversos motivos: inadimplência, desconto nos proventos para obras, vacância. Além dos efeitos da alta da SELIC. Mesmo assim, está pagando 0,93% de proventos ao mês.

XPCM11: com queda de 3,2%, sofreu com os escândalos da Petrobras.Sua cotação só pode ser explicada pelo clima de histeria que tomou conta do mercado. O fundo está pagando 1,035% ao mês e o risco da Petrobras abandonar o prédio é pequeno (mas não inexistente).

PLRI11: alta de 3%. A barbada do mês. Pena que a liquidez continua baixa.

FEXC11B: alta de 1,2%, que na prática e apenas proventos. Considerando somente as cotações, terminou o mês com 0% de valorização. Num momento difícil, o fato de ter preservado o capital e rendido um bom dividendo já é bastante positivo.

Nenhum comentário: