terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Ibovespa 14/01/2008

Esta terça-feira será interessante pois teremos o aguardado teste do diamante. Bom momento para questionamentos, especialmente porque existe quase um consenso a respeito da existência dessa figura. Porém, existe um pequeno problema: o volume serve para confirmar determinadas formas, incluindo o diamante. Ao longo da formação, deveríamos ter uma redução do volume, mas isso não ocorreu. Portanto, se a figura existe no gráfico, não houve a sua confirmação. O diamante é capenga.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah... se for considerar o volume do ponto mais alto até que houve redução de volume... mas teve um pico no meio do caminho. Mas, de fato, deixa a coisa capenga sim... se subir, vão dizer que era um triângulo simétrico. Se cair vão dizer que era o diamante. Se não acontecer nada...

Paulo Vieira disse...

Cair... vai caiar. Está caindo. Existem três razões para cair: o diamante, o harmônico e a perda da LTA. No que se refere ao diamante, a questão é determinar até que ponto vai cair. Se for pelo harmônico, a queda é pequena e mantém a tendência de acumulação. Se for diamante, a queda será muito maior e muda a tendência no médio-prazo para queda.