sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ibovespa 22/02/2008

Novamente, o gráfico diz tudo. Na quinta-feira, surgiu um candle que indicava uma provável reversão de tendência. Porém, candle precisa de confirmação no dia seguinte para valer. Um fato tinha chamado a atenção: a primeira resistência tinha funcionado como suporte, indicando que, apesar do candle, seria provável uma alta na sexta-feira com novo teste nos 64.600 pontos. Dito e feito: fechou em 64.608 pontos. Em NY, DJI continua sem definição, ainda no triângulo simétrico.

Nesse momento, e sempre, o Ibovespa não está colado ou descolado de NY: sofre a influência. Contudo, há outros fatores que são determinantes e estão prevalecendo. Vendo o intraday pode-se até perceber uma semelhança nos gráficos, mas no médio e longo-prazo estão em momentos distintos. Isso porque não é o Ibovespa que define as cotações dos ativos (num permanente efeito manada), mas o contrário.

Por enquanto, as cotações seguem o caminho delineado pela flâmula. Importante: quanto mais próximo estiver do vértice da flâmula, menos significativa é a figura em termos de antecipação, ou seja, torna-se remota a possibilidade de uma grande queda por conta da figura.

Nenhum comentário: