quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ibovespa 20/08/2008

Milhares de explicações e desculpas poderiam ser apresentados, mas o único fato que parece explicar a alta dessa quarta-feira foi o fato de que todos consideravam 53 mil pontos como suporte, ou seja, como ponto de compra. Seria a famosa profecia auto-realizável? Talvez. Contudo, vendo o mercado lá fora, praticamente todas as principais mineradoras tiveram altas superiores a 6%, o que justifica a forte alta da Valei. Se tal fato não tivesse ocorrido, teríamos uma reação tão forte do Ibovespa? Será que tudo foi apenas profecia auto-realizável?

Os indicadores continuam mostrando divergência, mas a tendência só muda quando a LTB for definitivamente superada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Abaco!

Sou o Leitão, do Fórum BRSM, lembra de mim? Sempre te amolando com perguntas...rss

Abaco, sobre o gráfico:
1-Voce não acha que a LTB correta não seria puxando do topo? Vc a iniciou em um ponto diferente.

2-Como você interpreta a Divergencia em indicadores? Não que eu não entenda. Entendo sim. Mas queria entender a sua visão disso.

Obrigado e forte abraço,
Leitão

Paulo Vieira disse...

No caso do gráfico, não é a LTB. Eu tenho usado gann-line e também monitorado a cunha que tinha surgido. Se partir do topo, o que temos é um fan, visto que sucessivas LTBs estão surgindo e sendo superadas. Quanto a divergência, indica que a baixa está perdendo sua força. No LP, o que teremos seria a formação de um fundo arredondado.