terça-feira, 17 de junho de 2014

MXRF11: a "barbada" de 2013

Não deixa de ser engraçado ver análises de meados de 2013 considerando que MXRF11 seria a grande pedida do momento. Até hoje esse FII ganha elogios de investidores iludidos com seu baixo valor (masoquismo?). Mas quem aplicou em 1 de julho de 2013 em MXRF11 ganhou algo? O fundo teve um retorno razoável no período, 01/07/2013 a 16/06/2014, considerando também os proventos pagos e comparando com fundos similares:

MXRF11: 10,6%
FEXC11B: 13,9%
KNRI11: 3,0%
RBVO11: 38,6%
XPGA11: 18,9%

Bem, superou alguns fundos como o Kineia CRI. Mas a hipótese aventada na época, "MXRF era uma pechincha", não se confirmou. Existem meia dúzia de estudos na internet, feito por analista conceituados, afirmando que o MXRF11 era a "dica" do momento. É interessante ler essas análises e descobrir qual foi a falha na análise. São tantos argumentos, explicações, detalhes, contas, tabelas, fórmulas. Um dos principais argumentos de quem indicou esse fundo foi seu valor patrimonial, hoje em torno de R$ 105,00 por cota, o que daria upside superior a 20%. Seria o suficiente para comprar sem medo de ser feliz.

Mas um fundo, mesmo sendo de "papel", não pode ser avaliado com base apenas pelo seu VP. Se existe um "desconto" é necessário identificar o que fundamenta esse desconto. O mercado pode "errar" na avaliação de um FII, mas não adianta simplesmente dizer que existe um "erro", pois esse "erro" pode perdurar por um longo tempo por fatores que a análise omite. No caso do MXRF, o  mercado possui motivos para manter o valor atual da cota: DY baixo em relação ao VP, risco elevado, má reputação, composição da carteira, etc.

Pode ser que um dia a cotação de mercado do MXRF11 se iguale ao seu VP. Talvez seu DY melhore com os ajustes que estão sendo feitos na carteira. Mas, por enquanto, está longe de ser "barbada". Nesse mês seu rendimento está negativo (-2,09%), ao contrário da maioria dos fundos similares (o IFIX está em +0,44%). Depois de tanto tempo o mercado ainda não redimiu o MXRF11. E como diz o conhecido axioma: "Esteja convencido de que se alguma coisa está errada, está errada contigo e não com o mercado".


Nenhum comentário: