segunda-feira, 2 de novembro de 2015

FII: Indicações para o mês de novembro/15

Para o mês de novembro vamos retirar três indicações: RDRB11 sai porque foi uma indicação visando apenas aproveitar o gordo rendimento de outubro. Não faz sentido mantê-lo na carteira. Já FEXC11B sai porque, após as fortes altas de outubro, a tendência é que haja uma correção, apesar de manter um DY elevado. Por fim, retiramos RNGO11 que está com problemas de vacância. A alta deste fundo em outubro, apesar de modesta, aproximou a cotação de seu valor justo. No lugar desses três pápeis escolhemos um fundo conservador, de tijolo, que já poderia ter sido indicado no mês anterior (SDIL11), um fundo de papel que continua dando um show no quesito DY (VRTA11) e um fundo que está com o preço “errado” (EDGA11B). Essa mudança radical não é um estimulo ao giro (com exceção de RDRB11), mas apontar o que é oportunidade no momento.

SDIL11: há muito tempo queremos indicar esse fundo, de galpões logísticos. Está com vacância em um de seus imóveis, mas mesmo assim mantém um bom DY. É um investimento de longo prazo, visto que em algum momento essa vacância vai terminar.

VRTA11: volta para a carteira, substituindo FEXC11B. Fundo de papel, de elevado DY.

EDGA11B: Entra no lugar de RNGO11. Seu valor atual está errado, apesar dos problemas enfrentados pelo fundo. Explicando, existem vacâncias e inadimplências afetando os rendimentos. No mês de outubro foi anunciado um valor excepcionalmente elevado de proventos, R$ 0,7556, elevando seu DY para 1,23% ao mês. Mas esse valor não pode ser considerado como normal. Para os próximos meses a tendência é que o fundo distribua valores menores. Então, por que investir nesse fundo problemático? Simples, ele registra uma queda no ano de 20% nas cotações (contra uma alta de 7% do IFIX). É muito para um fundo que acumula um rendimento (DY) 13,4% em 12 meses.


XPCM11: reagiu bem em outubro (+4,2%), mas ainda está com um preço abaixo do justo. Única das indicações do mês anterior mantida.

Um comentário:

Jeane Braga disse...

Boa tarde, tudo bem?

Vi seu blog http://soroban.blogspot.com.br/ e gostaria de saber se você aceita guest post, pois tenho um blog de finanças e gostaria de divulga- lo.

Obrigada e sucesso.