quinta-feira, 30 de junho de 2016

Indicações para o mês de julho de 2016

Que fundos escolher para o mês de julho? O que retirar? Difícil. Os fundos indicados no mês de junho eram barbadas, neste mês serão opções de risco. Trocamos PLRI11 por XPGA11 e CBOP11 por CTXT11.

XPCM11: mais uma vez vamos indicar XPCM. Quem segurou suas cotas vai ter um mêsde julho repleto de alegrias. Quem não seguiu as indicações, vai ter que correr. O XPCM11 anunciou que fechou acordo com a Petrobras, oferecendo um modesto desconto 17,5% e não aplicação do reajuste pelo IGP-M, na parte típica. A parte atípica, que representa 21% da receita do fundo, não sofrerá desconto e poderá ser reajustada normalmente. Isso significa que o DY será, pelos preços de hoje, cerca de 1,2% ao mês. É evidente que nos próximos dias o mercado terá que fazer uma forte correção, fruto da irracionalidade que reinou, apostando que o desconto seria entre 30% e 50%. Na nossa opinião, o preço justo desse fundo é de R$ 89,00, o que representa um upside de 37%.

XPGA11: patinho feio dos fundos de papel. O mês de junho foi cruel com esse fundo. Boatos, problemas com alguns CRI’s, mas nada que justificasse o atual preço. Entra no lugar de PLRI11.

CTXT11: qual é o problema desse FII? O que justifica a sua queda no mês de junho? É verdade que esse fundo possui uma enorme dependência do Banco Itaú, mas não existe qualquer sinal que a instituição pretenda sair do local. É uma situação parecida com SDIL11. O prédio é bonito, o local tem potencial e o risco de vacância é aceitável. Nada que justifique o DY de 0,94% ao mês num fundo de tijolo. O preço está errado! Substitui CBOP11.


CPTS11B: maior alta que tivemos nas indicações de junho, mas resolvemos mantê-lo na carteira. Motivo: continua abaixo do valor justo. É um caso parecido com PLRI11. A liquidez está aumentando e o spread nas cotações caiu significativamente, facilitando sua aquisição. Já não é uma grande barbada,  está com um valor um pouco acima de seu VP, mas o DY de 1,28% ao mês compensa.

5 comentários:

Blog Viver de Construção disse...

Ola Abaco.

Mes passado entrei em CPTS e estava pronto para me posicionar em PLRI, mas ele subiu muito, foi para 106 e me desanimou, onde priorizei outros FIIs da fila de aportes.

O XPCM eu nao arriscaria antes de saber a noticia, pois tive que fechar posicao em XTED, e nao queria voltar a ficar dependente da Petrobras, para isto ja basta a exposicao que tenho em BRCR com a Torre Almirante, que inclusive ficara vaga pois a Petrobras esta de mudanca.

Sera uma excelente oportunidade para comprar ALMI.

Continuo tambem com recursos no XPGA, pra mim e o que esta mais descontado.

Tenho poucas cotas do SDIL, mas estou desanimado com ele, sem ver perspectivas boas no curto prazo.

Nao conheco o CTXT11, darei uma olhada nele.

Abraco

Blog Viver de Construção disse...

Dei uma lida nos posts anteriores, alguma de suas vendas tinhamos o preco de compra proximo, mas eu estou mantendo as cotas ao inves de vender, apesar de ver que seus numeros mostram bons lucros.

Por exemplo, tenho NSLU a 170 tambem, mas nao quis vender ainda, mesmo com a alta.

Voce esta com maior exposicao en RNGO? Qual sua analise para ele? Quase vendi a 80, mas depois pensei em manter, mesmo sabendo que iria reduzir um pouco a cotacao devido a possiveis vacancias a vista.

Obrigado

Paulo Vieira disse...

Eu tenho RNGO11, uma posição ainda significativa e pensei em reduzir um pouco minha exposição nela. Não o fiz porque todos os fundos estão em processo de recuperação de preços e meu PM nela está alto. Nós temos uma situação onde fundos com vacância anunciada sobem por conta das multas a receber ou simplesmente para corrigir os preços, são o caso de EDGA e RNGO. As vezes falta racionalidade ao mercado, então, melhor relaxar e vender assim que a fichar cair para os outros.
No caso de NSLU, fiz uma opção de realizar lucros, mesmo com o ativo continuando sendo muito interessante. Com o reajuste, o DY voltou a ficar elevado, mas com um lucro de mais de 30% em 3 meses, achei que era hora de realizar e substituir por outro que se mostra mais rentável, no caso CTXT11, um fundo mais arriscado do que NSLU, mas com vacância a ser explorada e um DY alto. Trata-se de uma estratégia que tem dado resultados. As cotas de NSLU que comprei recentemente foram resultado de desinvestimentos HCRI e EDGA, esses foram comprados depois que desinvesti de EURO e FFCI.
Em administração, um produto possui um ciclo: estrela, vaca leiteira e abacaxi. EURO, EDGA e FPAB, por exemplo, já foram estrela, vaca leiteira e hoje são abacaxi. Infelizmente, o momento certo de sair é quando o produto ainda é vaca leiteira, desde que haja uma estrela para seus lugares. Sei que muitos preferem reinvestir no mesmo fundo, mas minha experiencia é de que mesmo o melhor fundo, um dia vira abacaxi. Eu tinha muitas vacas leiteira em 2012, hoje quase todos viraram abacaxi. Se não tivesse tomado a decisão de vende-los a partir de 2012, meu patrimonio seria uns 25% menor do que é hoje. Aqueles que tive uma relação de amor me deram prejuízo. Então, agora faço o seguinte, estou com mais de 30% de ganho de capital e DY abaixo abaixo da média, vendo. As vezes me arrependo, mas a dor de ter pesados prejuízos me tornou insensivel e calculista.

Paulo Vieira disse...

Um adendo: este ano passei a tratar meus investimentos em FII como uma empresa, na qual tenho que ter metas de ganhos com proventos e GANHOS COM VENDA (ganhos de capital). Se tive prejuízo vendendo um fundo, tenho que compensar com o lucro da venda de outro fundo. Não quer dizer que virei especulador, mas hoje percebi que nem tudo é proventos. Antes, só pensava nos proventos, mas a crise do mercado mostrou que FIIs são instáveis, sujeitos a tempestades.

Blog Viver de Construção disse...

Entendi Paulo, achei muito bacana sua estratégia.

Abraço