domingo, 2 de agosto de 2020

A disparidade entre os IGPs e o IPCA

Sobre a disparidade existente entre os índices de inflação, é preciso entender que o IGP mede principalmente o atacado, e o IPCA o varejo. Digamos que ninguém esteja mentindo, o que esses índices mostram? Que o varejo ou está queimando estoque ou reduziu sua margem de tal forma que está absorvendo a inflação do atacado. Provavelmente seja um misto dos dois, com o varejo acreditando que a alta do atacado é passageira. Se o varejo estiver certo, em algum momento os fornecedores serão obrigados a baixar seus preços, visto que também estão sendo afetados pela falta de demanda. Então, num futuro próximo, poderíamos ver uma deflação nos IGPs.

Problema: os preços dos fornecedores dependem do dólar. Enquanto não houver uma queda firme do dólar, não há como reduzir os preços. Mas o dólar nas últimas semanas tem se mantido estável, então, os preços no atacado também deveriam se manter estáveis. Só que os IGPs mostram que a alta dos preços continua.  Isso porque provavelmente os fornecedores no passado recente também tiveram que queimar estoques e reduzir margens. Contudo, agora estão sendo obrigados a renovar seus insumos, alguns dolarizados, e por isso passam a subir os preços para não terem prejuízo.
Ou seja, a transmissão da alta do dólar que ocorreu ao longo dos últimos meses não se deu de uma forma imediata, mas em etapas, sendo amortizada pelos diversos segmentos da economia. A recessão fez que essa transferência de custos fosse ainda mais lenta, devido à falta de demanda.

Eu, no momento, acredito que o dólar deva ceder um pouco nos próximos meses, permitindo uma desaceleração nos preços no atacado e numa leve acomodação dos preços no varejo. Mas mesmo essa leve acomodação tem um poder inflacionário. Se isso não ocorrer, vamos ter uma quebradeira no varejo (além da que já ocorreu), reduzindo a oferta e permitindo uma elevação dos preços. De qualquer forma nos próximos meses vai ocorrer um amplo ajuste (ofertaxdemandaxpreço). Somado ao descontrole fiscal, podemos ter um cenário sombrio.

Mas, os ativos, as ações, os FIIs, estes são beneficiados pela inflação de ativos e continuam com um céu de brigadeiro (por enquanto).

Um comentário:

Patrick disse...

A cotação atual é beneficiada pela inflação de ativos, mas a cotação futura e os fundamentos...