domingo, 9 de agosto de 2020

Brincando com fogo

 A redução nesta semana da SELIC em 25 pontos era algo já aguardado. A surpresa veio com a nota, afirmando que há espaço para novaS reduçõeS. Isso implica que em duas novas quedas, uma em setembro, quando a SELIC passará para 1,75% e outra até o final do ano, com a SELIC fechando em 1,5%. Consequentemente, 2021 começarão com o DI valendo 1,4% ao ano.

O mercado não recebeu bem o comunicado e passou a considerar que o governo está preocupado apenas com o aspecto fiscal (dívida pública), desprezando o monetário (inflação). O resultado é que a parte curta da curva de juros (curtíssimo prazo) caiu, para se ajustar as novas previsões da SELIC, e a parte longa disparou para cima (adicionando risco). O resultado foi uma elevação drástica na inclinação da curva de juros.

 Outra consequência foi o aumento firme do dólar. No mercado, se comenta que o dólar a R$ 5,50 está barato e o valor justo estaria próximo dos R$ 6,00. Esta alta do dólar joga pressão nos custos e nos preços do atacado, evitando uma deflação, por enquanto, nos IGPs. Já o varejo continua sem a possibilidade de repassar os preços para o consumidor final (e por isso o IPCA continua baixo).

As taxas de financiamento dos bancos, que são baseados nas taxas de LP, devem continuar elevadas, dificultando ainda mais a vida das empresas. Essa situação tende a provocar uma nova onda de quebra de empresas, reduzindo a oferta e permitindo o aumento de preços no varejo. Essa quebra generalizada também implicaria numa redução da arrecadação pelo governo. Por isso a urgência em criar um CPMF digital, visto que Amazon, Spotify, Apple, estão imunes as agruras das empresas brasileiras.

A alta dos DIs se refletiu nos cupons, mas não com a mesma intensidade. Em parte porque o mercado está buscando proteção nos ativos indexados pela inflação. Todavia, se a estratégia do governo, focada no fiscal, fracassar (não aprovação da CPMF ou da reforma tributária), a tendência é dos cupons dispararem (DI reflete inflação, cupom reflete risco fiscal).

Vale lembrar que ações, FIIs e até títulos públicos, viraram repositório da liquidez promovida pelo BC e estão inflacionados. Se algo der errado, essa inflação contida é transmitida para o resto da economia, podendo criar uma situação que obrigaria o BC a elevar rapidamente os juros para enxugar a liquidez. Isso poderia ser desastroso para nossa economia.


Nenhum comentário: