quinta-feira, 29 de maio de 2014

Desdobramento do KNRI11

O Kinea Renda Imobiliária (KNRI11) está passando por um processo de desdobramento. A partir do dia 02/06/2014 cada cota será desdobrada em 10. Além disso, será contratado um formador de mercado (!?). Não faltam investidores entusiasmados com as novidades. Afinal, dizem que ação que sofre desdobramento sobe.

Para as operações de curto-prazo o desdobramento é algo benéfico, pois eleva a liquidez (número de operações por dia), o que facilitaria determinadas operações como o day-trade. Isso resultaria numa elevação da demanda pelo ativo e, consequentemente, uma alta nas cotações. Mas cota de FII não é ação e não se espera que a estratégia dos administradores seja a de estimular operações especulativas. Portanto, é difícil de acreditar que um desdobramento, por si só, possa elevar as cotações de um FII como ocorre no mercado de ações.

O KNRI11 não sofre problemas de liquidez, pelo contrário, é um dos mais negociados na bolsa. Mas seus administradores parecem querer facilitar a venda de cotas para novos investidores, o que justificaria o desdobramento. “Abra uma conta corrente e compre uma cotinha do Kinea”. Para os investidores esse desdobramento não traria qualquer benefício. Na verdade, pode até elevar os custos de administração, pois haveria um aumento no número de cotistas.

Por fim, a parte mais interessante da estratégia adotada no Kinea: a contratação de um formador de mercado, à custa do fundo. Se o KNRI11 já é um dos fundos mais negociados na bolsa e vai sofrer um processo de desdobramento que elevaria ainda mais essa liquidez, porque gastar os recursos do fundo com a contratação de um formador de mercado? Aparentemente, a objetivo é apenas facilitar a “venda” do fundo para novos investidores.

O KNRI11 apresenta um baixo DY, apenas 0,77% de rendimento ao mês. Para os cotistas, a atual estratégia dos administradores do fundo é irrelevante e não trará benéficos tangíveis, podendo elevar os custos do fundo. No final, a liquidez do KNRI11 pode se elevar, mas continuará sendo um FII pouco atrativo. 




Nenhum comentário: