quinta-feira, 9 de julho de 2009

Ibovespa 08/07/2009

A linha do pescoço foi perdida, confirmando o OCO. É normal após a perda da LP uma tentativa de reação (pull-back), mas com a LP funcionando como resistência. Até agora, tudo está dentro do roteiro. Detalhe: nossa projeção, 43.500 pontos, é reforçada pela coincidência de ser um forte suporte, topo da alta ocorrida no mês de fevereiro, além de estar próximo dos 50% fibo.

5 comentários:

Paulo Vieira disse...

Um comentário à parte: dizem que OCO é algo muito raro no índice. Bem, isso não é verdade. Um problema está na forma de se identificar o OCO. A visão clássica, normalmente ensinada nas apostilas de AT, mostra uma LP reta e tudo muito bonitinho. Dificilmente a LP será reta. Muitas vezes ocorrem desdobramentos, pull-backs, testes, antes de a projeção ser cumprida. Um bom exemplo disso foi o OCOI de 2006 do Ibovespa, identificados por poucos, em função da LP bastante inclinada. Mas era OCOI e cumpriu todos os objetivos previstos:
http://realtrader.com.br/forum/view.php?bn=realtrader_forumbrsm&key=1155770076

Anônimo disse...

Perto do final do pregão, houve uma certa recuperaçao; cheguei a ficar na dúvida se o OCO estava mesmo se confirmando. De qualquer forma, o Ibovespa está em franca tendência de baixa, não?
Parabéns pelo Blog! É um dos que sempre acompanho de perto, e dos raros que são atualizados todos os dias.
Abç.
Alexandro

Fernando Frutuoso disse...

Bom para quem está líquido, como eu :)

Assino em baixo o que o Alexandro falou, tb acompanho seu blog todos os dias e bom é q não falha !!

Abraço e parabens!

Paulo Vieira disse...

Alexandro, o ideal seria um rompimento clássico, abrupto, com volume elevado. Mas o fato é que abriu e fechou abaixo da LP. A recuperação no final do pregão se deveu muito mais a Vale, que estava completamente sobrevendida, do que a uma recuperação do mercado como um todo. Tirando a Vale, quem subiu foram as ações boas pagadoras de dividendos, como Eletropaulo, sinal de que houve troca. É normal, após a perda de uma LP ocorrer um pull-back e é provável que ocorra na próxima semana, o que pode causar alguma confusão. Contudo, praticamente todos os modelos estão apontando queda, seja AT, Gann ou quantitativos.

Anônimo disse...

Exatamente isso...mercado faz OCO OCOi mtas vezes so que não são tão faceis de se ver...dai vai a capacidade do Trader....
Abraço
Alexandre