quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ibovespa 29/07/2009

A queda que o IBOVESPA sofreu nesta quinta-feira não foi suficiente para determinar uma nova tendência. Por enquanto é uma correção. Caso venha a se configurar como um topo duplo, podemos ter uma queda mais acentuada.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ábaco,

Só para tirar uma dúvida, no caso de um topo duplo vir a se configurar, essa onda 5 seria uma 5 truncada, certo?

Abraço
Gelo

Anônimo disse...

COMO JÁ ESPERADO!!!??? Até onde sei, o que você esperava era a formação de um OCO que você, insistentemente, provava ser iminente. Ou seja, uma configuração de queda. No entanto, NADA do que você previu ocorreu.

Paulo Vieira disse...

"Como já esperado" refere-se a resistência dos 54.955 pontos. Quanto ao OCO, não cumpriu, mas basta ver a análise 8 de julho, acertada o dia e o valor da cotação. Foram dois estudos: um que não se cumpriu e outro que cumpriu com 100% de acerto. Quem trabalha com AT trabalha com interpretação de figuras e nada mais do que isso. Então, alguém conseguiu prever com 20 dias de antecedência que teríamos um topo no dia na última semana de julho em 54.500 pontos? É assim que funciona a AT: havia dois estudos, se um foi invalidado, passava a valer o outro. Como agora. Pena que você não viu, ou ignorou o outro estudo, que está registrado no blog e que tive o cuidade de divulgar em outros sites:
http://soroban.blogspot.com/2009/07/ibovespa-versao-ultra-otimista.html
http://realtrader.com.br/forum/view.php?bn=realtrader_forumbrsm&key=1247060316&first=30&v=t

Anônimo disse...

Em suma, você fez dois estudos: um que previa queda e outro que previa alta!!! Em outras palavras, você fez o hedge perfeito e acertaria em quaisquer das duas hipóteses.

Li sim a sequência das tuas postagens e notei uma enorme ênfase na "hipótese" de conformação de um OCO. A outra hipótese, que você grafou como sendo MUITO POUCO PROVÁVEL (talvez tenha usado outra expressão equivalente), infelizmente, gorou...

Por fim, as figuras se conformam aos olhos de que as vê. Bem, alguns a veem muito mal...

Anônimo disse...

Isto é um jogo ñ se sabe ao certo que vai acontecer... eu tb pensava k ia ocorrer o oco.

Abraço

Paulo Vieira disse...

Aí é um desconhecimento do que seja AT. Sempre há a possibilidade de uma figura ser invalidada. Se você está operado, precisa saber qual o rumo caso essa figura seja invalidada. Em qualquer momento você tem cerca de uma dúzia de opções. Por exemplo, nesse momento, pode ser: caixote (congestão), topo duplo (baixa), onda 5 (alta), etc. Cabe ao analista perceber quais possuem maior probabilidade e montar sua estratégia.
Por fim, a AT segue regras, metodologia, não é achologia. Em 2006 o Jayme Ghitnick previu, através das ondas de Elliott, que a alta da bolsa iria até 2008. Acertou com 100%, mas em 2008 já tinha esquecido sua própria previsão, porque resolveu torcer. Analista não pode torcer ou achar, simplesmente segue o que está no manual. Se alguém disse “Não é OCO”, estava indo contra o manual. Pode acertar fortuitamente, mas não é AT. Qualquer analista sério tinha que considerar OCO. AT trabalha com probabilidades e não dá margens para torcidas. Eu sigo o manual. Não me interessa as notícias ou o meu desejo. Sigo apenas o manual.
Quanto a operar, isso é outra história. AT não é estratégia. Quando se opera você monta a sua estratégia, que pode ser subsidiada pela AT. Isso eu já descrevi isso num texto publicado no passado. Quem pensa que AT é estratégica está completamente equivocado. Para se montar estratégia é preciso ter opções e observar as probabilidades. Numa estratégia baseada em estudos da AT, ao ser invalidado um estudo, adota-se a outra opção, que resultou num acerto de 100%. E no caso do WW, ali estava cotação máxima e dia. Subsídios mais do que suficientes para se montar uma boa estratégia. Mas, se não se sabe operar baseando-se em AT, melhor escolher outra forma. AF talvez.

Paulo Vieira disse...

A questão da onda 5 ser truncada pelo topo duplo foi respondida na análise deste dia 30. A resposta é, sim, caso leve o Ibovespa para um patamar abaixo dos 43,441 pontos.