terça-feira, 26 de agosto de 2014

Investimento de Longo Prazo

“A longo prazo estaremos todos mortos.”
J. M. Keynes

Não se trata apenas de nós, como pessoas de carne e osso. As empresas também estarão mortas. Prédios serão demolidos, shoppings fechados, conglomerados dissolvidos, negócios desfeitos, firmas quebradas.

Por isso, devemos ter cuidado ao analisar o longo prazo. Alguns acham que a especulação reina apenas no curto prazo e que o longo prazo é uma característica fundamental dos bons investimentos. Mas, quando vamos para o longuíssimo prazo, quando o horizonte não são anos, mas décadas, também estamos sendo especuladores: os fundamentos se tonam frágeis e as decisões passam a ser suportadas pela fé. A fé, a crença que depois de décadas os fundamentos iniciais ainda terão validade. Nesse aspecto, torna-se pior que o investidor de curto prazo, que pelo menos é desprovido de fé e sabe que está num jogo.


Existem empresas centenárias, que ainda fazem sucesso, mas são exceções. Por isso, o discurso do Buy & Forget (compre e esqueça), assim como os que fazem projeções a perder de vista, devem ser visto com enorme desconfiança. Tudo no mundo é temporário, até o universo um dia deixará de existir.  A única certeza que existe é a de que um dia estaremos todos mortos.

Nenhum comentário: