segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Como 70% dos investidores perdem dinheiro na bolsa?

Para alguns é 80%, para outros 90%. Mas fica a pergunta: como tamanha quantidade de investidores pode perder dinheiro aplicando na bolsa de valores. Esses números são questionáveis, alguns possuem como base o chutômetro, outros são resultados de pesquisas que captaram apenas um determinado momento, sem avaliar a evolução histórica.

Mas o fato que essa estatística continua aparecendo para promover o medo nos investidores, especialmente os novatos. Geralmente são acompanhadas por fórmulas mirabolantes, estratégias perfeitas, gráficos e justificativas. Para variar, deve-se pagar uma modesta quantia pela apostila, palestra ou curso que ensinará a solução mágica. Ns mestres propagam que, de posse de todo esse instrumental, o investidor poder fazer parte do seleto grupo que ganha dinheiro com a bolsa, abrindo as portas do paraíso. Mas será que é realmente necessário passar por esse calvário?

Os gráficos abaixo mostram a verdade, aquela que nossos mestres não gostam de apresentar. As cotações da bolsa de valores, na média, crescem de forma constante ao longo dos anos. Crescem porque acompanham a economia, porque as grandes empresas tendem a crescer.

Então, não precisamos de nenhuma apostila ou estratégia mirabolante. Basta simplesmente ter na carteira os ativos que compõem o índice. Sabendo variar, com o tempo, o percentual investido, pode-se obter um rendimento superior ao índice apurado. Parece simples, e é simples. Por isso tais gráficos desagradam tanto alguns.

Na verdade, muitos dos que perdem na bolsa são exatamente aqueles que fizeram cursos, compraram apostilas e passaram a agir de forma errônea. Assim, conseguem o mais difícil: perder dinheiro na bolsa.






3 comentários:

Sandor Tucakov Caetano disse...

Legal o post,

Mas a resposta é simples, as pessoas fazem cursos, compram apostilas e ficam inventando maneiras de ganhar dinheiro na bolsa pelo fato de serem ganaciosas e isso é que leva 70%-90% delas a se darem mau

Abraço,


Sandor Tucakov Caetano
http://giuocopiano.blogspot.com/

Anônimo disse...

Acredito que todos podem ganhar. Uns ganham mais, outros ganham menos. Queria ver os mestres se defenderem aqui.

Anônimo disse...

Perdão,
Mas todos não podem ganhar, no curto prazo o mercado é um jogo de resultado nulo, ou seja, para alguns ganharem outros precisam perder.

O Amigo Ábaco está certo, é a maioria perdedora, não sei exatamente quantos %, algo aproximado entre 80 e 90% com flutuações que dependem do período e do mercado (em alta ou baixa).

Na verdade essa distribuição é exponencial, com um calda gigante entre os perdedores e uma concentração minúscula entre os ganhadores.

Abraços,
Fernando Botti
http://www.atrattore.com/blog/